Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

Como INSTALAR Apps de FONTES DESCONHECIDAS no Android

No início dos anos 2000 era muito comum procurar e instalar softwares de sites como o Baixaki ou Softonic no PC. Hoje em dia, na era dos smartphones, instalar apps de fontes desconhecidas não é algo que fazemos com tanta frequência. 

Nos dias atuais você tem milhares de aplicativos na palma da sua mão. Basta abrir sua loja de aplicativos e pesquisar o que você desejar. 

Ainda assim, pode haver algum app específico que não esteja na sua loja de aplicativos, ou por algum motivo seria mais vantajoso instalar por meio de fontes desconhecidas. 

O que são apps de fontes desconhecidas?

Se você usa Android já deve ter alguma familiaridade com o termo “fontes desconhecidas”. Isso nada mais é do que o nome dado a prática de baixar apps fora da sua loja de aplicativos.

Em alguns casos pode ser vantajoso adquirir aplicativos de fontes desconhecidas. Contudo, na maioria dos casos, é mais aconselhado adquirir apps por meio da sua loja de aplicativos. 

Por questão de praticidade e segurança, recomendo fortemente instalar apps apenas por meio da sua loja de aplicativos. Mas, isso não significa que não existem fontes externas que são seguras. 

Onde procurar apps de fontes externas com segurança?

Assim como acontecia com os computadores nos anos 2000, adquirir apps fora da sua loja de aplicativos pode trazer algumas dores de cabeça. 

Portanto, é muito importante que fiquemos atentos para evitar sites suspeitos. Pois, em qualquer descuido você pode acabar adquirindo um apk infectado com algum outro software malicioso.

A maneira mais segura de adquirir um app fora da sua loja de aplicativos é pesquisando pelo site oficial do aplicativo. Um exemplo disso é o Telegram, que apesar de ser encontrado na Google Play, você também pode adquirir o apk no site oficial do Telegram.  

Outros sites como Uptodown e Apkpure também são serviços seguros. Ainda assim, recomendo que fique atento quanto às permissões que os aplicativos de sites externos possam pedir. 

E lembre-se, sempre que for baixar apps de fontes desconhecidas, vai aparecer um aviso de segurança no seu navegador de internet. Nesse caso você deve permitir. 

Como permitir a instalação de apps de fontes desconhecidas no Android

Agora que você já sabe onde adquirir apps de fontes desconhecidas. Mas, afinal, como devo proceder agora?

Bem, agora tudo o que você precisa fazer é pesquisar o aplicativo desejado e fazer o download para o seu smartphone. No entanto, assim que vocẽ fizer o download do apk, vai aparecer um aviso de segurança no seu navegador de internet.

Você deve clicar em OK e permitir o download. 

Para permitir a instalação de apps de fontes desconhecidas no Xiaomi, por exemplo, siga os passos a seguir:  

Passo 1. Abra as Configurações, vá até Apps e Gerenciador de apps.

Passo 2. Procure seu gerenciador de arquivos, clique sobre ele e em seguida na opção Instalar apps de fontes desconhecidas.

Passo 3. Agora é só procurar o apk que você acabou de baixar no seu gerenciador de arquivos e clicar sobre o apk para fazer a instalação. 

Se você fez tudo certo agora já tem um novo app rodando no seu smartphone com segurança. 

Enfim, nesse tutorial você aprendeu como instalar apps de fontes desconhecidas. E o melhor, com segurança. Espero de verdade que este conteúdo tenha sido útil para você. 

Agora me conta aí nos comentários, vale mesmo a pena instalar apps fora da sua loja de aplicativos? 

Forte abraço!

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.