Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

As Principais Funcionalidades do ESET Mobile Security & Antivirus

Se preocupar com segurança digital é algo indispensável nos dias de hoje. Principalmente se você usa aplicativos de bancos no seu smartphone. Hoje irei falar um pouco sobre as principais funcionalidades do ESET Mobile Security & Antivirus.

O ESET Antivírus para celular é um dos mais bem avaliados da Google Play Store. Apesar de não ter uma versão gratuita, sua licença anual chega a ter um preço bem interessante. Levando em consideração todos os recursos que o aplicativo oferece com certeza vale a pena.

Agora vamos conhecer as principais funcionalidades dessa belezura. 

8 em 1 – Conheça as principais funcionalidades do ESET Antivírus para celular

Não basta apenas ser um antivírus. Afinal, bons recursos é o que torna o ESET uma excelente escolha. Dentre as principais funcionalidades que encontramos no ESET Antivírus, algumas delas são muito úteis, outras nem tanto assim. 

Antivírus – Claro! Essa é a principal funcionalidade de qualquer antivírus. No caso do ESET você pode fazer um escaneamento manual e também pode programar para os dias da semana que desejar. 

Anti-Theft – Além do antivírus essa é uma das funcionalidades mais interessantes. Com ela você pode bloquear o dispositivo automaticamente quando o cartão SIM for removido. O dispositivo também é bloqueado depois de 3 tentativas de desbloqueio.

Uma vez bloqueado, o aplicativo inclusive pode tirar uma foto do intruso e mostrar o número de telefone e outros detalhes ao localizador. 

Antiphishing – Esse com certeza é um dos principais pontos fortes do ESET. Pois, o antivírus tem suporte para os navegadores Google Chrome, Firefox e Opera. Além, das principais redes sociais que conhecemos. 

Bloqueio de aplicativos – Essa é uma funcionalidade básica que permite que você faça o bloqueio de aplicativos. 

Funcionalidades extras

Algumas das funcionalidades a seguir podem até estar presentes na maioria dos antivírus atuais. Mas, a Proteção de pagamento e Auditoria de segurança são os destaques no ESET.

Proteção de pagamento – Essa é a proteção de aplicativos de bancos. Se você usa algum aplicativo de banco, esse antivírus cria uma espécie de pasta com os aplicativos bancários. Então, sempre que você for abrir um desses aplicativos, o ESET vai fazer uma pequena verificação de segurança. 

Inspetor de rede – Com o inspetor de rede você pode saber quem está conectado na sua rede wi-fi.

Filtro de chamadas – Essa não é uma funcionalidade tão importante para um antivírus. Porém, você pode usar o filtro de chamadas do ESET para fazer o bloqueio de números desconhecidos ou ocultos. Além disso, você pode filtrar as chamadas de qualquer número que esteja te incomodando. 

Auditoria de segurança – Por fim, temos uma função que permite que você possa analisar configurações importantes do seu dispositivo. 

Através desse recurso você pode saber quais aplicativos instalados no seu dispositivo tem acesso a determinada permissão. Quais apps tem acesso a sua localização. quais podem ler seus dados pessoais, etc. 

É uma excelente ferramenta para que você possa analisar as permissões de todos os aplicativos instalados no seu smartphone. 

As funcionalidades de um antivírus são recursos extras que podem tornar o aplicativo melhor. Por meio do ESET antivírus, você também pode localizar um dispositivo perdido ou roubado. Isso, desde que seu aparelho tenha acesso à rede local. 

Contudo, não dá pra negar que o ESET Mobile Security & Antivirus é uma excelente ferramenta. No entanto, tive duas pequenas dores de cabeça com este antivírus quando comecei a usá-lo. 

Dois problemas com o ESET Mobile Security & Antivirus e como resolvi

Se você já leu até aqui, viu que até agora só falei mil maravilhas sobre o ESET Antivírus. Mas, nem tudo são flores, até um dos que considero melhores tem suas falhas.

Assim que você instalar qualquer antivírus, seja ele qual for, você deve dar as devidas permissões. Sem isso, o software não vai rodar como deveria. Meu primeiro problema com o ESET foi justamente devido as permissões.

Além disso, existe outro pequeno problema que acho bem chato e pelo visto só poderá ser resolvido nas próximas atualizações do aplicativo.

O que aconteceu na verdade foi o seguinte: Sempre que eu usava um aplicativo para limpar meu dispositivo, o ESET deixava de funcionar por um momento. Sempre aparecia uma notificação que dizia que meu dispositivo não estava completamente seguro.

Eu não havia dado a permissão para que o antivírus pudesse iniciar automaticamente.

Resolvendo o problema

Para resolver esse problema em um celular da Xiaomi, por exemplo. Basta ir nas configurações, depois em Apps, Gerenciar apps e procurar o ESET Antivírus. Depois de achar o aplicativo, é só clicar e, quando abrir a página você marca a opção para que o app possa iniciar automaticamente. 

O outro problema acho que é defeito de fábrica, também acho que incomoda demais. Acontece que, de tempos em tempos, o Anti-Theft deixa de funcionar como deveria. 

No entanto, sempre que você desabilita a opção de dados móveis pode acontecer que o Anti-Theft te notifique dizendo que seu dispositivo não está totalmente seguro. 

Felizmente esse problema é fácil de resolver. Basta que você tenha dados móveis e esteja conectado a internet. Depois é só abrir o antivírus e esperar um pouco. Mas ainda assim é chato ter que abrir o aplicativo para resolver esse tipo de coisa. 

Já que o antivírus inicia automaticamente, então ele deveria se ajustar automaticamente assim que estivesse conectado a rede. E, se o aplicativo estivesse conectado apenas na rede wi-fi, então também não deveria ter motivo para aparecer tal notificação. 

Fora ponto negativo, não dá pra negar que o ESET é um antivírus bem legal. 

Conclusão

Assim como toda ferramenta é comum achar seus pontos fortes e fracos. No caso do ESET antivírus não poderia ser diferente. Hoje você conheceu as principais funcionalidades do ESET Antivírus, bem como os dois probleminhas citados anteriormente. 

O ESET Mobile Security & Antivirus é pago, mas o pagamento é feito apenas uma vez por ano por um valor bem modesto, tendo em vista os recursos que ele oferece acho que vale a pena. 

E você, o que achou deste antivírus? Me conta aí nos comentários a seguir.

Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.