Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

Como Escolher/Criar uma Senha Segura?

Hoje em dia é muito recomendado que você troque de senha frequentemente. O grande problema que acontece com muitas pessoas, é que elas acabam criando senhas muito fáceis de serem memorizadas… Sendo assim, hoje vou mostrar como escolher/criar uma senha segura para usar na internet.

Nas próximas linhas você vai aprender: como escolher um modelo de senha segura, criar a sua senha a partir deste modelo e em seguida, como memorizar esta senha de forma muito fácil.

Contudo, você também poderá adaptar esse modelo de senha e criar várias outras a partir destas.

Sem mais delongas, vamos para o tutorial!

Como Criar/Escolher uma senha segura?

Hoje em dia é muito recomendado que você troque de senha com frequência. No entanto, não necessariamente você precisa ter uma senha nova todo mês.

Sendo assim, o que você precisa é de uma senha realmente segura para usar em suas contas na internet. Portanto, acesse a página do Google e digite: gerador de senhas, vai aparecer um monte de sites…

Recomendo que você clique na primeira opção:

Eu escolhi o gerador de senha da Lastpass…

Principais requisitos de uma senha segura

Primeiramente, no gerador de senhas, fique pressionando no botão para gerar senhas até achar ao menos uma senha que você ache interessante.

Vale notar que, uma senha realmente segura deve ter letras maiúsculas, números e caracteres especiais…

Veja a senha de exemplo que copiei da Lastpass:

Y4p#hl28UDNn

Agora tudo o que você precisa fazer é adaptar esta senha de acordo com o seu gosto. Além disso, você também pode trocar um caractere especial por outro, pode trocar uma ou duas letras de acordo com o que você desejar.

Exemplo:

Senha original: Y4p#hl28UDNn
Senha modificada: Y2p*hl28UDFb

Criando várias senhas a partir da original

Uma senha é um segredo que só você sabe e ninguém mais precisa saber. No entanto, suas senha podem se tornar um pouco mais simples para você… E por que não adicionar mais alguns segredos?

Vamos pegar a nossa senha original e transformar e senhas para as principais redes sociais conhecidas:

Senha original: Y4p#hl28UDNn
Novas senhas
Gmail
Hotmail
Facebook
Twitter
Instagram

Novas senhas
Gmail Y1p#hl28UDGm
Hotmail Y2p#hl28UDHt
Facebook Y3p#hl28UDFb
Twitter Y4p#hl28UDTw
Instagram Y5p#hl28UDIn

Note que, eu apenas peguei a senha original e modifiquei apenas o segundo e os dois últimos caracteres da senha original.

Claro, eu poderia fazer mais modificações diferentes… Claro! Não necessariamente você deve fazer do mesmo jeito que eu fiz, use a sua criatividade e imaginação.

Não recomendo que torne a senha muito fácil, afinal, nosso objetivo aqui é criarmos uma senha que seja realmente segura.

Decorando uma senha extremamente difícil

Muitas pessoas utilizam uma mesma senha em diversas redes sociais, o que ainda é pior é que a maioria dessas senhas costumam ser muito fáceis.

Não vou entrar em detalhes com relação ao porquê que uma senha deve ser realmente segura. Afinal, o objetivo aqui é apenas mostrar como criar uma senha realmente segura.

Enfim, já escolhi um modelo de senha interessante, fiz algumas alterações importantes e agora? Como memorizar uma senha dessa categoria?

A regra aqui é, decore apenas 1 e saiba todas as outras que você criou.

Pegue a sua senha principal, no caso, vou pegar a senha do Gmail que criei.

Senha do Gmail:
Y1p#hl28UDGm

Vamos dividir esta senha em duas partes:
Y1p#hl 28UDGm

Primeiramente você tenta decorar os 6 primeiros caracteres da senha, em seguida decore os 6 últimos caracteres da senha. Depois tente juntar tudo…

Uma dica interessante é digitar essa senha várias vezes em qualquer editor de texto usando o teclado do seu computador ou celular.

Assim que você conseguir decorar a senha completa, logo saberá todas as outras senhas. Isso porque como vimos na tabela, o número 1 representa a sua conta principal e as duas últimas letras significam que esta é a senha do Gmail.

Portanto, o número 2 é da sua segunda conta e as duas últimas letras (Ht), significa que esta é a sua conta do Hotmail! Legal, não é mesmo?

Conclusão

Enfim, uma senha deve ser algo bem pensado e que até você mesmo tenha um pouco de dificuldades para memorizar no primeiro momento. Uma vez que você aprende nunca mais esquece.

Portanto, não recomendo em nenhum momento que você deixe suas senhas salvas no navegador de internet. Afinal, quanto mais você digita, menor o risco de você esquecer com o tempo.

Agora você não fica dependente de nenhum serviço que promete guardar suas senhas com segurança online.

Em suma, agora só depende de você! Me fala o que você achou das dicas aí nos comentários o quão segura são as suas senhas. Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.