Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

O que fazer quando um aplicativo estiver travando?

Se você tem muitos aplicativos em seu smartphone, com certeza sabe que a qualquer momento poderá surgir alguns travamentos. Afinal, o que fazer quando um aplicativo estiver travando?

Note que, eu não disse que seria o seu smartphone que estivesse travando, e sim um aplicativo. Contudo, é perfeitamente normal que os travamentos ocorram justamente por conta do alto consumo de memória RAM.

A seguir, vamos ver alguns motivos pelos quais um aplicativo pode estar travando no seu aparelho.

1 – Pouco espaço na memória RAM

Esse é com certeza um dos principais motivos pelos quais um aplicativo, ou vários aplicativos, ou mesmo o seu celular esteja travando com frequência.

Isso geralmente ocorre quando você tem muitos aplicativos instalados no seu aparelho e boa parte desses aplicativos, senão todos, estão rodando em segundo plano.

O que fazer?

Nesse caso, o melhor a fazer seria otimizar a memória RAM do seu aparelho. Você pode desinstalar aplicativos inúteis que só ocupam espaço, inclusive até espaço de armazenamento.

Também pode forçar a parada de aplicativos, indo nas configurações, aplicativos e depois forçando a parada do aplicativo desejado.

A opção mais interessante seria usar um aplicativo para hibernar todos os aplicativos instalados no seu aparelho. Nesse caso eu recomendaria o Greenify, ou mesmo o CCleaner.

2 – Aplicativo com muito pesado

Com certeza você já deve ter notado que existem aplicativos que rodam com mais leveza do que outros.

Aplicativos mais pesados geralmente consomem mais memória RAM, eles exigem muito mais da máquina para que possam executar suas funções.

Se você costuma usar muitos aplicativos pesados no seu smartphone e sofre com travamentos, mesmo limpando a memória RAM com frequência, talvez a única solução seja procurar um aparelho mais robusto.

Em alguns casos, todos os procedimentos que já citei anteriormente podem ser inúteis e a única solução pode ser trocar de aparelho.

3 – Aplicativos com muitos bugs

Aplicativos com muitos bugs também podem ser um problema que pode gerar instabilidade. Nesse caso, mesmo que você tenha um celular top de linha, poderá sofrer ao ver aqueles travamentos do aplicativo, ou mensagens de erro.

De todas, essa é com certeza a situação mais complicada. Isso porque você não tem muito o que fazer, a não ser fazer a sua reclamação na sua loja de aplicativos, ou mesmo reportar erros sempre que possível.

Dica geral

Os bons aplicativos sempre são bons e com certeza esses não costumam dar muita dor de cabeça. Se você está tendo problemas com algum aplicativo específico e acha que esse aplicativo pode ser substituído por outro, então recomendo fortemente que procure por um aplicativo melhor.

Conclusão

E agora, você já sabe o que fazer quando um aplicativo estiver travando? Você viu que são apenas 3 motivos pelos quais podem levar um ou mais aplicativos a travar no seu smartphone.

O único fato que talvez não exista solução para o momento, é o terceiro motivo, isso porque não temos o controle sobre os bugs que surgem nos aplicativos.

Espero que este conteúdo tenha sido útil pra você, pois apesar de simples, o que você viu aqui pode ser a explicação para aqueles travamentos constantes de um aplicativo específico.

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.