Dicas Linux Aldney Emidio

Por que o Linux Mint é uma das distribuições Linux mais recomendadas para iniciantes?

O Linux é um sistema operacional totalmente livre e o seu ponto mais forte é a segurança. Confesso que sou apaixonado por Linux, principalmente quando se fala nos sistemas baseados no Debian. Hoje iremos falar um pouco sobre uma das distribuições Linux mais populares da atualidade. Então, por que o Linux Mint é umas das distribuições Linux mais recomendadas para iniciantes?

Dentre os vários aspectos que tornam a distribuição uma das mais populares, o Linux Mint se esforça para ser um sistema operacional moderno, elegante e confortável. É um sistema muito poderoso e fácil de usar. Ademais, possuí suporte multimídia e uma variedade de aplicativos de código aberto.

Visual atraente que traz uma experiência parecida com o Windows

Um dos principais pontos do Linux Mint é a elegância. Os menus e janelas são bastantes parecidos com o Windows. Existem uma grande quantidade de temas e papéis de parede, além de ser possível personalizar os menus e janelas de acordo com o gosto do usuário.

Atualmente as principais interfaces do Linux Mint são: Cinnamom, MATE e Xfce. A interface mais elegante é a Cinnamom, já que é a principal interface do sistema operacional. A versão do Linux Mint com interface Xfce é desenvolvida principalmente para os usuários que preferem maior desempenho da máquina. Serve para quem deseja abrir mão de um pouco da beleza do sistema operacional em prol de maior desempenho. Com base em alguns testes e tempo de uso em meu computador pessoal, não notei muita diferença com relação ao desempenho das versões MATE e Cinnamom do Linux Mint.

Por questão de gosto pessoal eu gosto muito da interface Cinnamom, pois apesar da elegância, o sistema roda liso em um notebook AMD, com tela Led Hd 14 polegadas, Dual Core, com 3gb de memória RAM e HD de 500gb.

Central de programas bastante completa

Há quem diga que ainda nos dias de hoje o Linux é extremamente difícil de usar. Muitos acreditam que apenas Nerds sabem usar o sistema operacional do pinguim. No entanto, existem distribuições Linux para todos os gostos, distros mais indicadas tanto para usuários mais avançados, quanto para os mais leigos.

Com uma central de programas bastante completa, é possível baixar programas ou jogos com apenas um clique. Pense na central de programas da Google Play, sendo que, no Linux, o foco são programas de código aberto.

É uma das distros mais populares, tem uma comunidade grande e bastante ativa.

Atualmente a versão do Linux Mint 19 já está disponível. Para quem quer dar os primeiros passos em um sistema operacional alternativo ao Windows ou MacOS, essa é uma das distribuições mais recomendadas. Pois, tem uma das maiores e mais ativas comunidades. O fato de ser bastante popular se dá pelo fato de ter um design bastante parecido com a interface do Windows. Um outro fator que também conta muito é o suporte.

Com uma comunidade grande e bastante ativa, se torna muito fácil pesquisar no Google e corrigir os possíveis problemas que vier a ocorrer com o sistema. Sendo assim, é muito fácil trabalhar com um sistema operacional altamente personalizável e com praticamente tudo o que um usuário comum precisa.

Enfim, provavelmente agora você já deve saber o porquê do Linux Mint ser uma das distribuições Linux mais recomendadas para iniciantes. Mesmo alguns usuários mais avançados preferem usá-lo por questão de simplicidade e praticidade. Na minha opinião, o sistema é perfeito para a realização de tarefas simples do cotidiano. Inclusive para edição de vídeos ou edição de imagens. Entretanto, o que mais se recomenda é que usuários de Linux experimente outras distribuições. Afinal de contas, o usuário acabará achando “aquela distribuição”, pois existem gostos diferentes e cada pessoa descobrirá qual é a sua distribuição preferida.

O principal objetivo desse post foi apenas apresentar o Linux Mint como porta de entrada, apesar de que existem sim outras distribuições tão boas e fáceis de usar quanto o Mint. Espero que tenha gostado da dica de hoje, qualquer dúvida, crítica, ou sugestão deixe o seu comentário abaixo. Se quiser ficar por dentro de mais novidades é só me seguir nas redes sociais. Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.