Apps Celular Dicas Aldney Emidio

Como compartilhar arquivos entre Android e Linux

É bastante comum fazer o compartilhamento de arquivos entre computadores com Windows ou Linux. Entre máquinas com o mesmo sistema operacional isso é ainda mais fácil. Porém, hoje eu mostrarei como compartilhar arquivos entre Android e Linux. A dica também pode ser muito útil para usuários do Windows, mas nesse caso, o usuário do Windows só terá que fazer o compartilhamento de arquivos no seu computador. Quanto a parte do Android não precisa se preocupar.

Criando uma pasta compartilhada no Linux Mint

O primeiro passo é criar uma pasta compartilhada no Linux. No Linux Mint e no Ubuntu o procedimento é o mesmo, mas o procedimento pode ser diferente em outras distribuições Linux. Vejamos como criar uma pasta compartilhada no Linux Mint:

Passo 1. Crie uma pasta na Área de Trabalho ou em qualquer outro local que você desejar;

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e vá em propriedades;

Passo 3. Quando abrir a janela clique em compartilhar, marque todas as opções como você pode ver na imagem a seguir e depois clique na opção: Criar compartilhamento;

Pasta compartilhada no Linux Mint

Passo 4. Vai aparecer uma janela de confirmação, agora é só escolher a opção: Adicionar as permissões automaticamente.

Se você seguiu todos os passos corretamente, com certeza já deve ter criado uma pasta compartilhada. Agora só compartilhar arquivos entre Linux e Android.

O gerenciador de arquivos para Android

Anteriormente criamos uma pasta compartilhada em um computador com o Linux Mint. No entanto, para que possamos fazer o compartilhamento de arquivos entre o Linux e o Android, será preciso utilizar um gerenciador de arquivos para Android que tenha opções rede LAN.

Sendo assim, utilizaremos o ES File Explorer. O aplicativo é bastante popular, é gratuito e cheio de funcionalidades. Assim que você instalar o aplicativo no seu Smartphone será preciso desbloquear a função de rede. Assim que você desbloquear podemos prosseguir.

Como compartilhar arquivos entre Linux e Android

Finalmente iremos fazer o compartilhamento em rede entre o Linux Mint e o Android usando o gerenciador de arquivos ES File Explorer. Vejamos os passos a seguir:

Passo 1. Abra o ES File Explorer, vá nas barrinhas do canto superior esquerdo e procure o menu rede;

Passo 2. Escolha a opção LAN e depois clique em procurar;

Passo 3. Agora é só copiar arquivos pra dentro da pasta compartilhada. Isso pode ser feito tanto pelo computador, como pelo Smartphone.

Enfim, se você seguiu todos os passos anteriores corretamente, com certeza conseguiu criar uma pasta compartilhada no seu computador e conseguiu acessar essa pasta pelo Android. Essa dica é muito útil, pois é uma ótima forma de não precisar mais dos famosos cabos USB. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão deixe o seu comentário abaixo. Se quiser ficar por dentro de mais novidades é só seguir o blog nas redes sociais. Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.