Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

Como remover vírus de propagandas do celular Android

Assim como em um PC com Windows, o Android também pode ser infectado com vírus dos mais diversos tipos. Para que um aparelho de celular com Android funcione normalmente, é preciso que alguém faça uma limpeza de vez enquanto. Geralmente uma boa vasculhada pode remover ou detectar vírus que podem afetar o desempenho do aparelho celular. O vírus adware é um dos mais populares e chatos que existe. Esse nada mais é do que um programa malicioso que exibe grandes quantidades de anúncios sem a permissão do usuário. Isso acontece tanto em celulares Android, quanto em computadores com outros sistemas operacionais. Mas como remover vírus de propagandas do celular Android?

Antes de mais nada, vale lembrar que existem casos mais simples ou mais complexos. Também existem programas que são úteis, mas que exibem muitos anúncios, nesse caso é só desinstalar o programa caso você não goste de ver tantos anúncios.

Certo dia, fiz um reset em um aparelho celular para o padrão de fábrica, e mesmo assim o adware não havia saído. Então, para resolver o problema, precisei colocar root no aparelho. Dessa forma foi possível remover os programa malicioso manualmente. Mas isso não significa que você tenha que fazer o mesmo. Pois dependendo do caso, talvez não seja preciso realizar todos os procedimentos a seguir.

Identificando o vírus da propaganda

Realmente é um problema sério quando fica aparecendo propagandas o tempo todo na tela do celular. Só quem passou por essa experiência sabe o quão chato é isso. Felizmente é possível identificar vírus dos mais diversos tipos em qualquer celular com Android, desde que, se tenha um aplicativo ou antivírus eficiente.

Para que possamos identificar e remover os mais chatos vírus adware. Recomendo que instale um antivírus que tenha os recursos necessários para a remoção do software. Para esse tutorial eu estarei usando e recomendo o AVL Pro Antivirus & Security.
Em primeiro momento o que você tem que fazer é apenas instalar o aplicativo no seu celular e fazer o escaneamento. Caso o seu celular estiver infectado, o aplicativo irá detectar e você poderá fazer a remoção dos aplicativos maliciosos. Em casos mais graves, o antivírus irá apenas detectar os aplicativos maliciosos, mas você não conseguirá fazer a renovação. Se esse for o seu caso, continuemos adiante nesse tutorial.

Dando mais poderes ao usuário

O vírus adware além de ser chato, pode deixar o aparelho de celular extremamente lento e ainda por cima, infectar qualquer celular com Android de tal forma que, nem mesmo fazendo um reset do aparelho para o padrão de fábrica se resolve o problema.

Então como remover vírus de propagandas do celular Android, se nem mesmo restaurando o celular para o padrão de fábrica o problema é resolvido? A resposta para essa pergunta parece não ser tão óbvia. Mas, na verdade, foi a única forma que consegui até agora, de remover os teimosos vírus adware. Sendo assim, caso apenas o antivírus não der conta do recado, você vai precisar fazer ROOT no seu celular. Pois apenas com poderes de super usuário, você conseguirá remover o vírus adware que não quer sair do aparelho.

Nessas horas vale sim muito apena fazer ROOT no seu aparelho de celular. Afinal, fora isso, existe apenas um outro método que considero ainda mais arriscado. E acredito que é muito mais fácil fazer ROOT do que instalar uma nova ROM de fábrica no celular.

Os dois programas que servem para fazer ROOT que mais recomendo são: Kingo ROOT, ou o KingRoot. Se você não tem ROOT no seu aparelho de celular, recomendo que tente fazer ROOT com o Kingo, se não funcionar tente com o King. Vale lembrar que o procedimento pode ser arriscado, por isso é de extrema responsabilidade do usuário caso o mesmo queira realizar tal procedimento.

Agora que você já conseguiu identificar o vírus adware e já está com ROOT no seu celular, então podemos remover o vírus das propagandas indesejadas.

Removendo os aplicativos maliciosos

Veja que eu mostrei apenas dois procedimentos antes de chegar até aqui. Em casos mais simples não seria necessário fazer o ROOT e muito menos fazer a instalação de um programa específico para remover programas com a permissão de super usuário.

Agora que já temos um aparelho de celular com as permissões de super usuário, recomendo que instale o Removedor de App do Sistema. Com esse programa é possível remover qualquer outro software do seu celular, desde que você tenha os devidos privilégios para fazer isso. Com o programa instalado o que você deve fazer agora é apenas abrir o programa, buscar os aplicativos maliciosos e desinstalá-los. Se você não sabe quais são os programas maliciosos, (os vírus adware), basta fazer novamente o escaneamento com o AVL Pro Antivirus & Security e depois remover os apps maliciosos pelo Removedor de App do Sistema.

Caso você tenha feito o ROOT no seu celular com o Kingo ROOT, não será necessário instalar um removedor de aplicativos. Pois, o próprio Kingo ROOT cria um gerenciador de super usuário. Então é só abri-lo, ir no gerenciador de aplicações e escolher os programas maliciosos para serem removidos.

Não é muito complicado realizar todos os procedimentos listados anteriormente. As dicas que eu dei aqui é só para que uma pessoa possa ter ideia do que é possível fazer para remover um adware. Espero que tenha gostado desse tutorial. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão deixe o seu comentário abaixo. Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.