Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

Descubra quem está usando sua rede Wi-Fi

Acredito que saber gerenciar uma rede Wi-Fi é algo importante e que todo mundo deveria saber. Não adianta apenas ter uma boa internet se você não consegue administrar. É importante pelo menos que você saiba quem está acessando sua rede. Quando temos acesso ao nosso roteador de internet é possível identificar, limitar, ou até mesmo bloquear quem está acessando sem a sua permissão. Por isso, hoje eu resolvi mostrar como descobrir quem está usando a sua rede Wi-Fi pelo seu celular.

Na verdade você pode acessar sua rede Wi-Fi por meio de um aplicativo gratuito que pode ser encontrado facilmente na Google Play. O Fing é um aplicativo totalmente gratuito, bem avaliado e é usado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Como usar o Fing para gerenciar sua rede Wi-Fi

O Fing é uma ferramente de gerenciamento de redes muito fácil de usar. Antes de mais nada, é preciso que você instale o aplicativo em seu Smarthphone pela Google Play. Vale lembrar que o aplicativo é totalmente gratuito, seguro e não contém anúncios.

Nomeando os dispositivos na rede

Assim que você instalar o Fing e abrir o aplicativo, ele vai fazer o escaneamento da sua rede. O aplicativo vai mostrar o enderenço IP que cada dispositivo conectado na rede e o endereço MAC. Em alguns casos o aplicativo também mostra a marca e o modelo do aparelho.

Como descobrir quem está usando sua rede Wi-Fi

Quando você clica em qualquer um dos dispositivos listados você pode dar nomes, pode copiar o endereço de IP, ou o endereço MAC do dispositivo. Além disso, tem mais algumas opções que na minha opinião não são muito importantes.

Se olharmos as configurações do Fing podemos perceber que existem pouquíssimas opções: podemos ver as configurações do app, onde você pode definir o tamanho máximo da rede, ou se quiser pode colocar o app no modo noturno, etc.

Como descobrir quem está usando sua rede Wi-Fi

Assim como acontece com muitos aplicativos, o Fing oferece uma opção para que o usuário possa se cadastrar no app. O cadastro não é obrigatório mas oferece mais opções para o usuário. Por exemplo, com a sua conta Fing você pode sincronizar suas redes com o aplicativo e receber notificações por e-mail quando alguém se conectar na sua rede. Na verdade o foco principal do aplicativo é saber quais dispositivos estão usando sua rede Wi-Fi. Por isso, tanto faz que uma pessoa esteja cadastrado ou não, o app vai funcionar do mesmo jeito.

A principal função do aplicativo é mostrar os dispositivos que estão ativos em sua rede. Assim, quando você descobre um intruso, vai perceber que o enderenço MAC de determinado dispositivo é diferente dos demais que estão conectados em sua rede. Quando você descobre que alguém está usando sua internet, sem a sua permissão, você pode acessar o seu roteador e bloquear o dispositivo com o filtro MAC.

Recomendo que você saiba o enderenço MAC de cada dispositivo que usa sua rede Wi-Fi na sua casa. Para descobrir o enderenço MAC em um dispositivo Android na versão 7, basta ir em configurações, role e clique em Sobre o Telefone, depois vá em Status e veja que é possível identificar o enderenço MAC da rede Wi-Fi do telefone. Depois que você comparar o enderenço MAC de cada dispositivo com o que está no aplicativo, é possível nomear cada dispositivo no aplicativo de acordo com o seu gosto.

E essa foi mais uma dica para Android, se você gostou ou não, deixe o seu cometário abaixo, ou entre em contado pelo formulário de contato. Ficarei muito feliz em saber qual a sua opinião para que eu possa melhorar os meus posts.

Abraços,

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.