Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

Porque vale apena comprar aplicativos na Google Play

A loja de aplicativos da Google é a mais famosa do mundo. Pois, é possível encontrar uma infinidade de aplicativos gratuitos ou pagos, seja jogos, ou alguma ferramenta que possa realizar uma determinada tarefa adicional em um aparelho Android. Algumas pessoas gostam, ou por necessidade, acabam comprando um ou mais aplicativos na loja da Google. Mas será que vale apena comprar aplicativos na Google Play?

Na verdade essa pergunta parece óbvia, até porque, algumas pessoas iriam dizer que não vale apena, outras iriam dizer que depende da necessidade de cada um. Existem até casos de pessoas que são viciadas em comprar aplicativos na loja, só poque em determinado momento sente algum impulso, ou apenas porque ver alguma necessidade. A seguir vamos entender o porque que as vezes vale apena, ou não, obter um determinado aplicativo pago.

O negócio

Sendo hoje a maior loja de aplicativos do mundo, a Google Play é um negócio extremamente lucrativo. Além dos aplicativos, também é possível comprar, ou alugar filmes. Para quem gosta de ler, também é possível comprar livros digitais que podem ser visualizados com a Google Play Livros. Desenvolvedores de diversas partes do mundo criam suas aplicações e colocam na Google Play. Diversas empresas também disponibilizam seus aplicativos na loja para serem vendidos, ou para monetização de tais aplicações.

Quando alguém faz alguma compra na Google Play, a empresa da Google recebe uma porcentagem sobre o valor da compra e o desenvolvedor, ou a empresa tem a sua parte. Aqueles aplicativos que estão disponibilizados gratuitamente muitas vezes são monetizados com anúncios da própria Google. Outros aplicativos tem duas versões, sendo assim, o usuário de Android pode optar por um dia obter a versão paga e com mais recursos de tal aplicação. Apenas as aplicações sem fins lucrativos e que são disponibilizadas sobre a licença GNU é que não tem anúncios ou uma versão paga.

A necessidade é a resposta

Com um aparelho celular em mãos é possível fazer o uso de aplicações que podem desenvolver tarefas específicas. Ai eu pergunto novamente, será que vale apena comprar aplicativos na Google Play? Perceba que a necessidade é a base para tudo, é a razão pelo qual as pessoas procuram determinada coisa. Vejamos então alguns motivos pelos quais as pessoas resolvem pagar por uma aplicação:

Remover anúncios – Assim como acontece em sites, alguns aplicativos contém anúncios e esses anúncios servem para gerar receita, ou seja, ganhar dinheiro com a aplicação. Em alguns aplicativos é possível pagar uma certa quantia para se livrar dos anúncios permanentemente.

Obter mais recursos de uma aplicação – Alguns aplicativos possui duas versões: uma versão gratuita e outra paga. Geralmente a versão gratuita é limitada e possui menos recursos do que a versão paga. Por isso, as vezes vale apena obter uma versão mais completa de determinada aplicação. Um editor de vídeos, por exemplo, em sua versão gratuita pode colocar uma marca d’ água nos vídeos, sendo assim, dependendo do valor a ser pago, porque não remover a marca d’ água?

Doar – Existem aplicações sem fins lucrativos que disponibilizam uma opção para que possamos fazer uma doação. Geralmente aplicativos desse tipo não tem anúncios e isso torna a experiência do usuário bem mais agradável. Nesse caso, se possível, vale apena fazer uma doação, já que todo trabalho merece alguma forma de remuneração e reconhecimento.

Bônus

Até agora eu falei sobre a necessidade que é o principal motivo pelo qual as pessoas buscam algo e citei o porque que em certos casos vale apena pagar por uma aplicação. Mas, e se existisse aplicações grátis e até melhores do que as opções pagas? É aqui onde muita gente erra, esse é o ponto chave e o porque que eu resolvi escrever esse post.

Para sabermos se realmente vale apena pagar por algo é muito importante observar a concorrência. Muitas vezes existem opções de aplicativos gratuitos que são tão bons, ou até melhores do que uma aplicação paga que faz a mesma coisa. Portanto, antes de comprar qualquer aplicativo na Google Play observe, procure por opções semelhantes, veja os comentários e a nota que os usuários estão dando a determinado aplicativo. Observe que nem tudo o que é de graça deve ser inferior aos demais.

A grande maioria dos aplicativos pagos para Android são extremamente baratos, por isso acredito que vale apena obter uma versão mais completa daquele aplicativo que tanto gostamos. Melhor ainda é quando se encontra aplicações livres e sem anúncios, eu sou fã de software livre. Hoje estou ficando por aqui, espero que tenha gostado desse pequeno artigo e qualquer coisa deixe o seu feedback ai nos comentários e me siga nas redes sociais para ficar por dentro de mais novidades. Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.