Dicas e Tutoriais Linux Aldney Emidio

Dicas para migrar do Windows para Linux

Se você está pensando em migrar do Windows para Linux, creio que você está no lugar certo. Pois aqui você vai saber quais as vantagens ou desvantagens dessa sua nova decisão. Nesse artigo eu vou esclarecer as principais dúvidas que um usuário de Windows deve saber antes de migrar para o Linux. Aqui você vai entender porque pode ser mais vantajoso usar Linux, vai ficar curioso em saber quais as distribuições Linux mais recomendadas para iniciantes e vai entender que existem diversas alternativas referente aos programas do Windows. Depois, com certeza você terá uma base sobre o assunto e será capaz de buscar suporte online em portais, comunidades, ou em qualquer meio de comunicação que fale sobre Linux. Peço que pense bem nos assuntos que serão abordados a seguir antes de tomar qualquer decisão. Te desejo uma boa leitura!

Porque usar Linux

Para que um usuário possa migrar do Windows para Linux, primeiro é preciso saber um pouco sobre o sistema operacional. O Linux é o sistema operacional mais usado em Servidores Web, é muito popular por ser um sistema operacional, flexível, muito estável e seguro. Infelizmente a maioria dos usuários comuns ainda preferem usar o sistema operacional Windows Pirateado. Muitas pessoas se quer sabem que teriam que desembolsar uma grana preta se quisesse obter todas as atualizações disponíveis pela Microsoft. Pois o que acontece normalmente é que, quando um usuário comum deixa o seu computador Windows atualizando, muitas vezes esse atualiza para versão 10 do sistema, ou aparece a tela preta com a mensagem dizendo que essa cópia do Windows não é original.

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas ainda usam Windows é que as pessoas costumam seguir a multidão e preferem usar o mais popular, o mais fácil, ao invés de está usando o melhor. Digo isso porque quem usa Linux não precisa de preocupar com vírus, o Linux pode ser distribuído livremente, pode ser personalizado ao gosto de qualquer pessoa, é um sistema operacional livre, pode ser utilizado para qualquer finalidade, sem falar que existem centenas de distribuições Linux disponíveis gratuitamente na internet.

Hoje existem distribuições tão fáceis de serem utilizadas quando o Windows. Antigamente só usava Linux quem realmente tinha um conhecimento mais amplo sobre sistemas operacionais. Hoje qualquer usuário comum pode instalar com facilidade uma distribuição Linux em seu computador. Claro! Existem distribuições Linux que vão desde os usuários iniciantes aos mais avançados. Quando a isso, eu posso afirmar com extrema segurança que os usuários de Linux entendem mais sobre computadores do que os usuários que usam Windows.

Distribuições para todos gostos

Para quem não sabe uma distribuição Linux nada mais é do que um sistema operacional baseado no núcleo Linux. Você provavelmente já usou, ou pode está usando Linux, isso porque o Android é um sistema operacional para celulares baseado em Linux. Ficou surpreso? Acredito que a maioria das pessoas já sabem ou já ouviram falar nisso. Talvez um usuário comum nunca pensou em migrar do Windows para Linux, mas de qualquer forma, já teve contato com o sistema operacional. Como falei anteriormente, existem centenas ou até milhares de distribuições Linux para todos os gostos e necessidades. Sendo assim, falarei um pouco sobre as que já utilizei nesses últimos meses.

Ubuntu

Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares da atualidade, ficando atrás somente do Android. Ela é voltada principalmente para usuários iniciantes, mas também utilizada até por usuários mais avançados. É mantida atualmente pela Canonical, uma grande empresa que trabalha com software livre.

Linux Mint

Para quem está pensando em migrar do Windows para Linux, essa pode ser a distribuição prefeita para começar. Isso porque a interface do Linux Mint é bastante parecida com a interface do Windows 7. É também uma das mais populares do mundo e baseada na Ubuntu que eu falei anteriormente.

Xubuntu

Para quem tem um Pc mais fraco, ou simplesmente quer mais desempenho da sua máquina, essa pode ser a escolha perfeita. Xubuntu é um sistema operacional elegante e fácil de usar. Xubuntu vem com Xfce, que é um ambiente estável, leve e configurável. Funciona perfeitamente também em computadores mais antigos e tem um visual bem moderno e recursos suficientes para uso diário.

Enfim, essas foram as 3 distribuições Linux que usei nesses últimos meses. Acredito que o mais importante é a questão do gosto pessoal ou a necessidade de cada um, pois cada distribuição tem as suas particularidades. Atualmente eu estou usando Xubuntu porque meu computador é um pouco antigo e eu precisava de mais performance e velocidade.

As alternativas aos programas do Windows

Talvez esse seja o maior problema para quem está pensando em migrar do Windows para Linux. Porém, existem diversas alternativas de programas no Linux, que podem substituir os que você usa atualmente no Windows. E o melhor de tudo é que todos esses programa são livres, portanto, não precisam de nenhuma licença paga e muito menos precisam serem crakeados.

Mozila Firefox e Google Chrome

Se você apenas gosta de acessar as rede sociais não precisa de preocupar com esses dois programas. Isso porgue o Mozila Firefox é o navegador padrão do Linux, assim como também é possível instalar o Google Chrome no Linux.

Adobe Photoshop Vs Gimp

Se você acha que não existe um bom editor de fotos no Linux está completamente enganado. O Gimp é com certeza uma excelente alternativa ao Photoshop, é um programa profissional, mas pode ser usado também por usuário leigos. O mais importante de tudo é que o Gimp é software livre e pode ser usado também no Windows. É o programa que eu uso para fazer as artes dos meus sites e é o meu programa preferido.

Microsoft Word Vs Libre Office

O Microsoft Word pode ser facilmente substituído pelo Libre Office, já que esse também possui os mesmos pacotes de programas que o Microsoft Word disponibiliza. Existem outros programas similares ao Microsoft Word para Linux, porém o Libre Office é o mais popular. O mais interessante de tudo é que esse programa também pode ser usado no Windows.

CorelDRAW Vs Inkscape

Os desenhos vetoriais também podem ser feitos usando o Inkscape, alternativa ao CorelDRAW. Esse também é um programa profissional que pode ser usado livremente inclusive em computadores com o sistema operacional Windows.

Adobe Premiere Pro VS Kdenlive

O que não falta no Linux são programas para edição de vídeos. Existem programas que fazem desde as tarefas mais simples aos mais profissionais. O Kdenlive é uma alternativa ao famoso Adobe Premer Pro da Adobe. Com ele é possível fazer edições de vídeos profissionais, mas infelizmente não existe uma versão do Kdenlive para Windows.

Nero Vs K3B

Existem diversos programas para gravação de CDs e DVDs disponíveis para Linux, porém, o K3B que também é uma alternativa ao famoso Nero é um dos melhores e mais populares gravadores disponíveis para Linux.

Existem mais uma infinidades de programas que são alternativas aos programas do Windows, sem falar que existem programas que rodam tanto no Windows como o Linux. Tudo é questão de adaptação. Mas, se mesmo assim você não quiser abandonar alguns dos seus programas do Windows, atualmente é possível também usar o Winer para rodar programas do Windows no Linux. Eu não recomendo usar o Winer para rodar programas do Windows no Linux, pois beleza do software livre é justamente se adaptar aos programas livres, pois, é possível fazer a mesma coisa, ou fazer até melhor usando os programas livres no Linux.

E se você ainda não se convenceu sobre o poder do Linux quero que saiba que grandes Estúdios como a Pixar, DreamWorks e LucasArts, usam software Livre na produção de filmes como: O Senhor dos Anéis, Shrek, dentre vários outros…

Suporte

Quem pensa em migrar do Windows para Linux provavelmente deveria pensar um pouco no suporte. Sim, atualmente existem diversos sites, fóruns e comunidades sobre Linux na internet. Qualquer dúvida que alguém possa ter sobre problemas, ou qualquer tipo de dúvida pode ser facilmente encontrado nesses sites. De tempos em tempos, o Linux sofre algumas atualizações gratuitas para corrigir possíveis bugs, ou simplesmente para melhorar sua segurança. O Linux é com certeza uma excelente plataforma para uso diário, e o mais importante! Tudo é livre e pode ser usado do jeito que quisermos.

E agora? Você está mesmo disposto a migrar do Windows para Linux? Nesse artigo eu mostrei de forma clara e objetiva algumas vantagens de usar o sistema operacional Linux. Se você chegou até aqui é porque realmente ficou interessado sobre o assunto, agora cabe a você buscar mais conhecimentos sobre o assunto. Recomento que participe de fóruns, ou acompanhe alguma página no Facebook que aborde assuntos relacionados ao Linux. Espero de verdade que tenha gostado desse artigo e qualquer coisa você pode deixar o seu comentário abaixo que eu responderei com todo prazer. Um forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.