Inkscape Aldney Emidio

Qual a diferença entre bitmaps e vetores

Se você já usou um editor de imagem comum como o Paint, Photoscape, Gimp, ou até mesmo o Photoshop, com certeza pode ter visto falar sobre bitmap. Quanto aos vetores ele é muito conhecido entre pessoas que utilizam programas como o CorelDRAW, Inkscape ou Adobe Illustrator. Mas você já parou para se perguntar qual é a diferença entre bitmaps e vetores? Vejamos as explicações a seguir:

Imagem bitmap: É uma imagem formada por pequenos pontos chamados de pixels. Normalmente as imagens tiradas com câmeras digitais são formadas por pixels, isso significa que se você aplicar um zoom muito grande numa foto dessas, é possível ver pontos e esses pontos são os pixels que formam a imagem.

Imagem Vetorial: O Inkscape trabalha com uma tecnologia Open Source que se chama SVG que é a abreviatura de Scalable Vector Graphics, traduzindo para o português isso significa: gráficos vetoriais escaláveis. Uma imagem formada usando essa tecnologia nunca vai perder a qualidade por mais que você aplique zoom, isso porque essas imagens são formadas através de cálculos matemáticos que geralmente são formados por linhas que sempre se adaptam independente de qualquer zoom.

Para entender melhor vejamos os exemplos a seguir:

A imagem a seguir é de uma foto comum, ou seja, pode ser uma foto no formato png, jpeg, dentre vário outros formatos. Perceba que quando eu apliquei o zoom em uma parte dessa imagem, essa ficou borrada e se eu aumentasse ainda mais o zoom começaria aparecer pontos na imagem. São esses pontos chamamos de pixels.

Diferença entre bitmaps e vetores

FIG . 1 – Imagem bitmap

A imagem a seguir é vetorizada. Perceba que mesmo depois que eu dei o zoom a imagem continuou em perfeito estado, ou seja, ela não borra por mais que eu aplique o zoom.

Imagem de vetor

FIG. 2 – Imagem vetorizada.

É interessante a diferença entre uma imagem vetorizado e uma imagem comum não é mesmo? Com uma imagem vetorizada é possível fazer banners enormes, já com uma foto comum o tamanho do banner poderia ser bem limitado. Espero de verdade que tenha gostado desse tutorial, qualquer dúvida, crítica, ou sugestão você pode deixar o seu comentário abaixo, forte abraço e até mais…

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.