Dicas e Tutoriais Aldney Emidio

Introdução a série Inkscape na pratica

Olá! Seja bem vindo ao primeiro poste do blog de tutoriais Neyn Tutors. Agora iremos dar início a uma série de postagens sobre o Inkscape, para isso iremos começar com uma breve introdução a série Inkscape na prática. Para quem não conhece, esse é um programa que pode ser usado livremente no seu computador sem precisar de nenhuma licença paga. O Inkscape é um dos maiores concorrentes do Abobe Illustrator e CorelDRAW, pois com ele é possível fazer obras tão profissionais quantos aos seus concorrentes.

A série Inkscape na prática visa principalmente mostrar como se faz as coisas usando o programa, o objetivo principal é fazer com que você possa aprender a usar o programa, ao mesmo tempo em que esteja produzindo algo, ou alguma coisa.

Para quem seria esse tutorial?

Esse tutorial é destinado a qualquer iniciante que queira aprender a fazer desenhos vetoriais sem precisar de usar programas pirateados. Se você pretende trabalhar com design web, o Inkscape pode ser uma excelente ferramenta para você, se pretende trabalhar profissionalmente criando logomarcas você pode começar com o Inkscape e depois partir para programas como o Corel ou o Illustrator, isso porque esses outros programas possuem mais recursos do que o Inkscape e é muito utilizado em gráficas ou empresas do gênero.

O fato de que o Inkscape não tenha tantos recursos quanto esses outros programas não significa que com ele não seja possível fazer o que esses fazem, os outros programas realmente possuem mais ferramentas que facilitam as coisas. mas isso não é nenhuma desculpa para dizer que um é melhor do que o outro, afinal, não existe limites do que se possa fazer com o Inkscape, até porque tudo depende de cada profissional.

Baixando o Inkscape

Se você usa Linux e não tem o Inkscape instalado na sua máquina, você pode instalar o mesmo através da sua central de programas, esse é o caso do Ubuntu. O Linux Mint tem o gerenciador de aplicativos que também serve para baixar programas, já em outros também é possível baixar pelo terminal do Linux.

Os passos a seguir mostram como instalar o Inkscape no Windows:

Passo 1. Para baixar o Inkscape é só acessar a página oficial do programa e clicar no botão Download;

Introdução a série Inkscape na pratica

Passo 2. Agora você clica no link para baixar o programa de acordo com o tipo de sistema que você usa, 32 bits ou 64 bits;

Baixando o Inkscape

Obs: Normalmente os computadores mais novos já estão vindo com o tipo de sistema 64 bits, caso você esteja usando um computador mais antigo com o Windows 7, por exemplo, clique no menu iniciar e depois clique com o botão direito do mouse em meu computador, feito isso, vai abrir uma janela que vai mostrar mais informações sobre o seu computador e inclusive o tipo de sistema que você está usando.

Passo 3. Depois de baixado o instalador do programa, execute-o normalmente e instale no seu computador seguindo os passos que se pede. Não se preocupe com vírus ou programas adicionais, pois, o Inkscape por ser distribuído sob a licença GPL, ele não instala nada a não ser ele mesmo.

E esse foi o primeiro tutorial da série Inkscape na Prática. Com certeza se você leu até aqui, deve ter achado todos os passos muito simples de serem seguidos não é mesmo? Porém, pode não ser tão simples assim nos próximos tutoriais, mas pelo menos pode ser bem mais divertido do que esse. Espero que você tenha gostado desse poste e vejo você no próximo tutorial.

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.