Linux

Quem é Linus Torvalds

Uma das figuras mais inspiradoras da atualidade, um homem admirável e que contribuiu bastante para o avanço da tecnologia. Linus Benedict Torvalds nasceu em Helsinquia, na Finlândia, estudou na Universidade de Helsínquia, obtendo mestrado em Ciência da Computação. Logo em seu primeiro ano de estudo universitário sua carreira acadêmica foi interrompida, quando ele se juntou ao Exército da Finlândia. Em 1990, Torvalds volta aos seus estudos universitários e é exposto ao SO Unix pela primeira vez. Enfim, sua dissertação de Mestrado intitula-se Linux: um sistema operacional portátil.

O projeto do Linux foi lançado em 1991 e Torvalds divulga que estava disposto a disponibilizar o código-fonte e contar com a colaboração de outros programadores.

“Estou fazendo um sistema operacional gratuito, mas é apenas um hobby, não será nada grande ou profissional como o GNU”.

Linus Torvalds

Logo nos primeiros dias de liberação do código-fonte do Linux à comunidade, o Linux recebe ajuda de hackers do Minix. Hoje o Linux recebe contribuições de milhares de programadores ao redor do mundo. Atualmente o Linux está presente em centenas de milhares de servidores, computadores pessoais e dispositivos portáteis em todo o mundo.

Linus Torvalds no Brasil

Linus Torvalds esteve participando, nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, da LinuxCon Brasil, em são Paulo, que aconteceu no São Paulo Expo Norte. Embora já tenha sido convidado diversas vezes, ele nunca compareceu ao maior evento de Software Livre do Brasil, o FISL, realizado anualmente em Porto Alegre desde 1999.

O Linux

O Linux na verdade é o núcleo do sistema operacional, que é responsável pelo funcionamento do computador. É esse núcleo que faz a comunicação entre hardware (monitor, impressora, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). Atualmente o Linux é está disponível na maior parte dos servidores de internet, em milhares de plataformas e dispositivos móveis. Já é o sistema operacional mais popular da atualidade para dispositivos móveis (Android), também um dos mais populares para computadores pessoais.

Por ser um software de código aberto, o desenvolvimento do Linux é feito 24 horas por dia, por programadores de diversas partes do mundo. Também e considerado um sistema operacional muito estável, leve e extremamente seguro. Há algum tempo, usar Linux parecia coisa apenas para nerds, pois sua interface não era muito amigável para um usuário comum. Atualmente existem diversas distribuições Linux que atende desde usuários iniciantes aos mais avançados.

Como você pôde ver, foi graças a essa cara que temos hoje um sistema operacional versátil, seguro e extremamente estável. Algumas partes desse artigo foram retiradas do Wikipédia e do fórum Viva Linux. Estou deixando os meus créditos logo a baixo onde você também pode se aprofundar mais sobre o assunto. Se gostou desse artigo curta a fã page do Neyn Tutors no Facebook para ficar por dentro de mais novidades. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão deixe o seu comentário abaixo. Forte abraço!

Aldney Emidio 

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds
https://www.vivaolinux.com.br/linux/

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.