Celular

Como resolver o problema não registrado na rede

Existem diversos fatores pelos quais o chip de um celular pode não está registrado na rede, as vezes um simples trocar de chip de uma operadora para outra pode ocasionar o problema. Apesar de que esse seja um problema comum principalmente na versão 4.2.2 do Android, eu mostrarei uma solução simples para o problema que pode funcionar na maioria dos casos.

Muita gente que sofre com esse problema em seus aparelhos recorrem a processos como: restaurar o seu celular para o padrão de fábrica, ou simplesmente instalam outra ISO em seus aparelhos. Esses procedimentos nem sempre são recomendados. Pois, desde que você entenda o problema, tal problema pode ser mais simples do que se possa imaginar.

Entendendo o problema

Quando você coloca o chip de uma operadora no seu aparelho, automaticamente o chip vai se conectar com a rede. Assim, se você colocar o chip da operadora TIM no seu aparelho, esse chip vai se conectar com a rede TIM. Caso você troque de chip, ou simplesmente vai para um lugar onde não tem o sinal da sua operadora, quando você voltar pra casa o chip pode não está conseguindo se comunicar com a rede e assim pode ocorrer o problema.

O chip da Claro por exemplo, pode se conectar na rede da VIVO caso você não tenha o sinal da Claro na sua região, o ponto negativo é que você pode gastar créditos ao invés de bônus se quiser ligar para alguém a partir da rede de outra operadora diferente da nativa do seu chip. Por isso, o melhor é que cada chip esteja conectado na sua própria rede, vejamos então como se faz isso.

Resolvendo o problema: não registrado na rede

Esse não é um método definitivo, na maioria dos casos o problema pode ser resolvido facilmente usando esse procedimento. Se mesmo depois desse procedimento o erro: não registrado na rede não for corrigido, você pode procurar por outros métodos sob sua inteira responsabilidade.

Para esse tutorial eu estou usando a versão 4.2.2 do android. O procedimento pode não ser o mesmo no seu aparelho, pois isso depende da versão do android, porém a lógica é a mesma para todos os aparelhos android…

Passo 1. A primeira coisa que você tem que saber é qual chip você está usando, assim, por exemplo, o meu chip 1 é TIM e o chip 2 é Claro. Então vamos supor que o meu chip 2 (Claro), não está registrado na rede, então, iremos tentar registrar esse chip na rede.

Passo 2. Agora vá em configurações, depois no menu conexões vá em Mais redes;

Celular não registrado na rede
Passo 3. Agora clique em Redes móveis e depois em Configurações de rede;

Não registrado na rede
Passo 4. Observe que no meu celular tem SIM 1 e SIM 2, sendo que, o SIM 1 é TIM e o SIM 2 é o chip da Claro. Então no meu caso eu clique no SIM 2 que é o chip da Claro e depois clico em Procurar rede;

Registrando na rede

Passo 5. Depois de carregar um pouco vai aparecer as redes das operadoras da sua região, assim, eu seleciono a rede Claro que é a rede do meu chip que não estava registrado. Depois que aparecer a mensagem registrado na rede é só fechar tudo e tentar fazer uma ligação.

A seguir eu fiz um vídeo para o Canal NeynTutors que mostra passo-a-passo o que foi mostrado aqui nesse post:

Pronto! O seu problema pode ter sido resolvido com sucesso! Se mesmo depois desse procedimento o seu problema não foi resolvido, o seu celular pode está com defeito e nesse caso você deve tentar outros métodos, porém, métodos mais arriscados. Qualquer dúvida crítica ou sugestão deixe o seu comentário abaixo, me siga nas redes sociais, forte abraço e até o próximo tutorial

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

37 Comentários

  1. carlos alberto disse:

    melhor explicação com passo a passo, parabens, verifiquei que o problema nao e apenas configuraçao, parece fisico…obrigado

    • Aldney Emidio disse:

      De nada Carlos Alberto! Eu é que te agradeço pelo feedback, e fico muito feliz em saber que realmente encontrou o verdadeiro problema. Forte abraço e boas festas de fim de ano! 🙂

  2. henrique disse:

    eu fiz isso, porém fica assim “registrando em claro” e depois de um tempo aparece ” impossivel tente mais tarde”

    • Aldney Emidio disse:

      Olá Henrique! Reinicie o aparelho e refaça o mesmo procedimento. Se não funcionar tente colocar um chip de um outro celular pra ver se funciona, você pode pedir emprestado o chip de algum colega ou amigo para fazer o teste, e caso o outro chip funcionar o problema pode ser o seu chip que está com problemas. Mesmo assim, caso não funcione recomendo que restaure o seu aparelho para o padrão de fábrica, mas lembre-se de fazer o backup de todos os seus arquivos de imagens, áudios, etc. Espero ter ajudado e qualquer coisa pode entrar em contato novamente. Forte abraço!

      • NO MEU SAMSUNG NOTE 3, TODOS OS CHIPS FUNCIONAM,MENOS O DA TIM O Q FACO?

        • Aldney Emidio disse:

          Olá Valéria! Teste o chip da TIM em outros aparelhos, caso não funcione o problema pode ser no chip. Outro fator que pode influenciar é o sinal da operadora, caso não tenha um bom sinal de TIM isso também pode ser um problema. Em casos mais extremos você pode restaurar o seu celular para o padrão de fábrica.

  3. CARINE SANTOS disse:

    Eu passei uns 2 Meses sem usar meu chip Tim E agora Comprei Um Jeito mini e o chip fala “Não registrado na rede oque faço ??

  4. sidnei disse:

    Muito boa explicação simples e direta, problema resolvido facilmente, obrigado deus abençoe.

  5. Auxiliadora disse:

    Olá. Bom dia
    Muito obrigada pela sua ajuda. Fiz tudo certinho até o final, só que recebi uma mensagem: “Tente novamente mais tarde”. O que devo fazer?
    Espero sua resposta em breve.

    • Aldney Emidio disse:

      De nada Auxiliadora. Talvez a rede não esteja funcionando muito bem no momento, sendo assim, o jeito seria esperar mesmo. De qualquer forma tente desligar o celular, tire o chip e coloque novamente e depois tente esse mesmo procedimento para ver se resolve alguma coisa.

  6. Por favor me ajude o meu ele diz que é impossível conectar no momento e tentar novamente depois e ficou por horas nisso

    • Aldney Emidio disse:

      Olá Herry! Nesse caso tente reiniciar o celular e refaça o procedimento novamente. Observe se o chip está encaixado corretamente e se possível teste esse chip em outros aparelhos. Também recomendo que teste outros chips no aparelho que está com problemas, pois algumas vezes o problema pode ser no chip ou no próprio aparelho.

  7. Marisa disse:

    Meu celular tá recebendo ligações mas não consigo fazer login no play store. Para baixar o watzap.

  8. Sheila disse:

    Mas o meu chip e da Oi como eu faço para acessar a rede?

    • Aldney Emidio disse:

      Olá Sheila! O procedimento é o mesmo para todas as operadoras, a única coisa que muda é a versão do Android. Caso não esteja conseguindo realizar o procedimento me diga qual é a versão do Android do seu aparelho e eu tentarei te ajudar.

  9. LOURENA disse:

    E como faz para tira agora ?

    • Aldney Emidio disse:

      Olá Lourena! Eu não entendi bem a sua pergunta mas se você puder pode usar o formulário de contado deste blog e explicar detalhadamente quanto ao problema do seu aparelho. Se estiver ao meu alcança farei o possível para te ajudar. Forte abraço!

  10. Marcos disse:

    Meu Android é o 4.2.2, tablet SAMSUNG. Em configurações de rede, sequer aparece meu chip TIM.

    • Aldney Emidio disse:

      Olá Marcos! Teste o chip em outro aparelho pra ver se está funcionando normalmente. Recomendo que teste também outros chips no tablet e caso não funcione o problema pode ser interno. Você também pode tentar resetar seu tablet para o padrão de fábrica e se mesmo assim não der certo seria melhor procurar um tecnico que possa resolver o problema.

  11. Carol disse:

    Olha no meu aparece erro e conexão. Tente mais tarde

    • Aldney Emidio disse:

      Olá Carol! Primeiro veja se o sinal da sua operadora está bom, depois reinicie o aparelho e tente novamente. Caso não funcione recomendo que restaure o seu aparelho para o padrão de fábrica, depois tente o mesmo procedimento novamente. Lembre-se de salvar suas fotos e arquivos mais importantes antes de realizar o procedimento. Espero ter ajudado 🙂

  12. ildegardo disse:

    O meu fica dizendo ” Impossível conectar. Tente mais tarde. ” como eu posso resolver?

    • Aldney Emidio disse:

      Olá ildegardo! Nesse caso reinicie o aparelho e tente novamente, caso não funcione recomendo que restaure o celular para o padrão de fábrica. Se mesmo assim o problema persistir a solução seria levar para um técnico para que ele possa resolver o problema.

  13. Lucas disse:

    Fiz isso , mais na hora de registrar o chip dis ” Impossivel registrar o chip , tente novamente mais tarde ” Poderia me ajudar por-favor ?

    • Aldney Emidio disse:

      Oi Lucas! Você pode remover e colocar o chip novamente e depois reiniciar o aparelho. Caso não funcione infelizmente é necessário recorrer para outros métodos.

  14. Lucilene disse:

    Eu faço isso mas ele diz impossível conectar tente mas tarde

  15. Lucilene disse:

    EU JA FIZ RESTAURAÇÃO DE FABRICA MAS NÃO RESOLVEU DIO EM CONFIGURAÇÕES REDES MÓVEIS SELECIONEI MINHA OPERADORA ELE DIZ IMPOSSÍVEL CONECTAR TENTE MAS TARDE EU NÃO SEI MAS OQUE FAZER

    • Aldney Emidio disse:

      Infelizmente a única solução seria levar o aparelho para um técnico para que ele possa arrumar. Obs: Caso outro chip funcione em seu aparelho o problema pode está no chip.

  16. Charise disse:

    Boa tarde Aldney. Caso consiga me ajudar: Ja fiz o reset do aparelho, e tentei o procedimento que vc explica, porem nao aparece nenhuma opçao de rede. Em outro aparelho o chip funciona normalmente. Estou com um Samsung J7, comprei ele usado, hora ele encontra rede hora nao, e ainda nao consegui fazer o 4G funcionar, vi em varios canais varis pessoas reclamando desse problema.

    • Aldney Emidio disse:

      Nesse caso recomendo que leve o aparelho para um técnico profissional para que ele possa verificar o problema. Infelizmente quando fazemos esse procedimento, ou damos reset e o problema não é resolvido, é porque algum problema mais grave pode está afetando o aparelho.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.