Dicas Linux

Entendendo as permissões do Linux – O Básico

O Linux é considerado o sistema operacional mais seguro e um dos motivos são as permissões. Um programa malicioso por exemplo, só pode ser executado caso o usuário dê permissão para isso. É por meio das permissões do Linux que podemos permitir quem vai ler, escrever, ou executar um arquivo ou diretório. Nesse artigo vamos entender as permissões do Linux, o que iremos ver a seguir é apenas o básico, mas já é um bom começo para começarmos a dominar o Linux, está preparado? Então vamos lá!

Usuário, Grupos e Outros

No Linux podemos dar permissões somente para usuários, grupos e outros. Assim, cada um desses podem ter acesso a um determinado arquivo ou diretório:

  • usuário: é o proprietário do arquivo;
  • grupo: é um grupo que pode conter vário usuários;
  • outros: qualquer outro usuário que não seja dono ou não faça parte de um grupo pode ter acesso a determinado arquivo ou diretório.

Para ver de forma detalhada as permissões de um arquivo basta abrir o terminal do Linux, acessar um diretório e digitar o comando:

Na imagem a seguir eu apenas digitei esse comando no terminal e agora é possível ver as permissões dos principais diretórios que estão dentro do usuário aldney;

Entendendo as permissões do Linux

Como ler as permissões de um arquivo ou diretório?

Inicialmente parece complicado, é normal as pessoas ficarem sem entender nada logo de cara, porém a coisa é mais simples do que você imagina. O primeiro passo para aprendermos a ler as permissões é entendendo os seus tipos:

  • r – ler
  • w – escrever
  • x – executar

Cada usuário, grupo, ou outros, pode ter: uma, duas, ou essas três permissões ao mesmo tempo. A seguir podemos identificar cada grupo:

Note que eu acessei o diretório Vídeos no usuário aldney. Perceba que quando acessamos um diretório a primeira letra que aparece antes do diretório é a letra d. Depois da letra d temos o seguinte código:

Na imagem a seguir podemos ver que o usuário vem primeiro, depois o grupo e em seguida os outros:

Como ler as permissões no Linux

Perceba na imagem anterior que o usuário tem a permissão: rwxr, isso significa que este usuário tem acesso total a esse diretório. Nesse caso ele pode ler, escrever e executar o diretório. O grupo só tem as permissões xr, nesse caso o grupo só pode ler e executar este diretório e os outros como só tem apenas a permissão x, este só pode executar o diretório.

Veja mais exemplos:

O exemplo a seguir são as permissões para uma imagem. Note que o usuário tem permissão de ler e escrever sobre a imagem, enquanto o grupo e outros só podem ler.

A seguir é possível ver as permissões para uma música. Perceba que tanto o usuário, como o grupo e os outros podem ler, escrever e executar esse arquivo de áudio.

Veja o vídeo a seguir que mostra passo a passo como funcionam as permissões do Linux:

Conclusão

O sistema de permissões Linux realmente é muito interessante não é mesmo? Eu confesso que fiquei encantado quando vi isso pela primeira vez. Nesse tutorial eu mostrei como entender as permissões do Linux e no próximo eu mostrarei como modificar essas permissões. Espero que tenha gostado desse tutorial, e qualquer dúvida deixe o seu comentário. Forte abraço e até o próximo tutorial!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.