Celular Dicas

Entenda o que é root e suas vantagens e desvantagens

Anteriormente eu fiz um tutorial que ensina como fazer root no Android sem PC e é muito provável que algumas pessoas ainda não saibam muito bem do que se trata. Se você é usuário de Android provavelmente já deve ter visto falar sobre o root. Possivelmente você já deve saber que o root permite que um usuário de Android tenha certas liberdades sobre o aparelho. E é isso mesmo! A prática está se tornando cada vez mais simples de ser realizada e muitos usuários de Android estão abrindo mão dos riscos para desfrutar dos benefícios do root. Mas será que vale apena fazer root? Que tal nos aprofundarmos um pouco mais sobre o assunto? A seguir veja o que é root e suas vantagens de desvantagens.

O que é root?

Root significa Raiz em Português. O termo se refere a raiz do sistema operacional, no caso do Android, o núcleo do sistema operacional é o (Linux Kernel). Então quando dizemos que iremos fazer root no Android, estamos nos referindo a ter acesso a raiz do sistema operacional.

Fazer root significa ter mais vantagens e desvantagens sobre o sistema operacional. A vantagem é ter liberdade total no Android permitindo que usuários mais avançados faça alterações inclusive no próprio sistema. Mas nem tudo são flores, pois quando se tem liberdades também existem os riscos. Portanto, as desvantagens de fazer root no Android são justamente os riscos de danificar completamente o aparelho. Já que um usuário pode ter acesso total ao sistema operacional, esse mesmo usuário também pode destruir esse sistema.

Algumas vantagens de fazer root no aparelho

Eu confesso que ter root no Android é muito legal desde que o usuário seja cuidadoso. Tomando os devidos cuidados ao realizar qualquer procedimento depois do root, as chances de danificar o aparelho são mínimas ou nenhuma. Eu admito que uso root há muito tempo no meu aparelho e nunca tive nenhum problema. Vejamos então algumas vantagens:

Remoção de bloatware: essa é a função mais básica do root, assim é possível fazer a remoção de aplicativos desnecessários pré-instalados de fábrica do aparelho. Geralmente essa é a primeira coisa que os usuários de Android fazem quando tem root no seu aparelho.

ROMs alternativas: o sistema operacional do Google é um software livre baseado em Linux, assim, por meio do acesso ao root desenvolvedores de todas as partes do mundo podem ter acesso ao código fonte do sistema para fazer as devidas adaptações. Alguns desenvolvedores criam ROMs alternativas para alguns modelos de aparelhos e muitas vezes para que um usuário comum possa fazer a instalação dessas ROMs, é preciso que o aparelho também esteja com root.

Instalação de aplicativos que requer ROOT: alguns aplicativos só funcionam no aparelho Android se tiver root, isso acontece porque esses aplicativos precisam das permissões necessárias para se trabalhar no sistema operacional.

Otimização: um usuário mais avançado pode fazer modificações no aparelho para que ele possa consumir menos bateria, por exemplo.

Na verdade são infinitas as possibilidades quando se tem acesso total a raiz de um sistema operacional. Mas, assim como em tudo na vida, quando se tem liberdades também existe os riscos.

Algumas desvantagens de fazer root no aparelhos

Como já falei anteriormente existem também algumas desvantagens de se fazer root. Mas independente de qualquer coisa eu acredito que o principal responsável pela sua própria segurança é o próprio usuário. Então, vejamos alguns desses riscos a seguir:

Remoção de aplicativos importantes: Nesse caso é preciso tomar muito cuidado, pois já que temos a liberdade para remover qualquer aplicativo, existe uma possibilidade de que façamos a remoção de um aplicativo raiz importante e isso poderia causar problemas no seu aparelho.

Perda de Garantia: É recomendado que se faça root apenas depois da garantia. Os termos de garantia das fabricantes geralmente preveem que, em caso de root, o usuário perde a garantia do aparelho. Assim, caso um aparelho que durante o período de garantia estiver com root e esse vier a ter problemas futuros, fica impossível realizar a troca ou o conserto do aparelho.

Atualizações dos fabricantes: Na verdade isso não é um risco é uma certeza. Quando um aparelho está com root se torna impossível receber as atualizações dos fabricantes, mas felizmente existe a possibilidade de fazer as atualizações manualmente.

Vulnerabilidade: Um outro risco que existe é a possibilidade de um aparelho ser infectado por algum Malware, já que o sistema operacional fica totalmente destravado. Isso é algo muito raro de acontecer, portanto pode ficar tranquilo.

Vale apena?

Depois de me ter visto falar sobre o que é root e suas vantagens e desvantagens você provavelmente deve está pensando, será que vale apena? Inicialmente isso parece algo difícil de ser respondido, mas é algo muito simples. Para saber se vale apena ou não fazer root no seu aparelho, basta responder a seguinte questão: Para que eu irei fazer root no meu aparelho? Qual a necessidade? Enfim, se você quer remover aplicativos de fábrica, ou tem alguma finalidade importante então pode fazer. Eu só não recomendo que se faça root se você não tem nenhum objetivo com isso.

Vale lembrar que existem riscos a serem corridos depois do root. Sabendo disso, cabe ao usuário se responsabilizar pelos seus próprios atos. Se você está interessando em fazer root no seu aparelho, então veja o tutorial que eu fiz: Como fazer root no Android sem PC. Espero que tenha gostado da dica e qualquer dúvida, crítica, ou sugestão deixe o seu comentário abaixo. Você também pode me seguir nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse material. Um forte abraço e até mais…

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.