Curso de digitação rápida

Curso de digitação rápida – Segundo método

No tutorial anterior falamos sobre alguns conceitos básicos que devemos aprender antes de começarmos a botar a mão na massa. Esse é o Segundo Método do Curso de digitação rápida e hoje eu estarei mostrando para vocês como usar um programa que considero excelente para praticar a datilografia ou digitação.

Se não viu ainda, recomendo que veja também o tutorial anterior:

CURSO DE DIGITAÇÃO RÁPIDA – PRIMEIRO MÉTODO

curso de digitação rápida

Curso de digitação rápida –  Segundo método

Estamos falando de um programa gratuito que pode ser baixado livremente sem precisar pagar por uma licença. O Rapid Typing, é o programa que estarei usando neste tutorial. De agora em diante esse programa será um dos seus grandes amigos na sua jornada para aprender a digitar mais rapidamente sem precisar olhar para o teclado. E o melhor de tudo, você vai aprender a digitar de uma forma mais descomplicada e divertida.

Traduzido para o português Rapid Typing significa digitação rápida. Ao terminar cada fase o programa vai mostrar o seu desempenho, mostrando o total de erros e também a sua velocidade.

Instalando o Rapid Typing

Como eu falei anteriormente o Rapid Typing é um software livre e pode ser baixado gratuitamente. Clique no link a seguir para fazer o dowload do programa no site do desenvolvedor: http://www.rapidtyping.com/downloads.html. Para instalar o programa é bem simples, clique sobre o instalador e siga as etapas que o programa pede.

Conhecendo Rapid Typing

Observe que na área de trabalho do seu computador ficará o ícone do Rapid Typing, é um peixinho até bonitinho né! Clique sobre o ícone para abrir o programa e obtemos a seguinte janela:

curso de digitacao rapida

Observe que na Barra de menu temos as seguintes opções:

barrra de ferramentas

Na barra de menu primeiro temos algumas opções:

A primeira opção é a opção de idiomas: Temos o inglês Internacional, inglês dos Estados Unidos e o português brasileiro.

Na segunda opção temos os nível para aprendizado: O nível intermediário, o experto e o nível ruim. Você deve escolher cada nível de acordo com o seu nível de aprendizado. Se é a primeira vez que você usa o programa você deve usar nível ruim que é para iniciante.

As outras duas opções fazem parte da segunda opção, é nessas opções que você vai escolher as suas aulas, onde você parou e qual exercício você vai escolher.

No menu opções temos as seguintes opções, veja a imagem a seguir:

menu

Não recomendo ficar mexendo nessas opções pois, você pode acabar deixando o programa estranho, mesmo assim, tem umas opções legais: Usuário, caso você queira colocar o seu nome, a opção Wallpaper caso você queira mudar o funda da tela do seu programa, a Aparência, caso você queira mudar a cor do seu programa, etc. Nada de tão importante, o que importa mesmo é a gente começar a praticar.

Usando o Rapid Typing

Passo 1. Para usar o programa Tapid Typid, primeiro temos que começarmos do Zero, então, no canto superior esquerdo coloque na opção PT e deixe o programa no nível Ruim que é o nível para iniciante.

linguagem

Passo 2. Observe as duas mãozinhas do teclado do programa. Inicialmente precisamos estar atentos, pois devemos digitar conforme o programa mostra. Se o programa se mostra usando o dedo indicador da mão esquerda para apertar a tecla F do teclado, você também deve usar o seu dedo indicador para apertar a letra F do seu teclado e assim sucessivamente. No começo é difícil mais com um tempo você se acostuma e depois nem vai mais precisar olhar para o teclado.

digitação

Passo 3. Pratique bastante fase por fase, repita várias vezes uma fase, quando você estiver bom passe para a próxima fase. Se estiver abusado de ficar numa fase só, passe para a próxima e quando você voltar a praticar novamente no dia seguinte, volte para aquela fase que você deixou para trás no dia anterior porque já estava abusado dela e quando você estiver bom continue avançando…

Bõnus

Para quem não sabe o Rapid Typing tem uma coisa que muitos programas de datilografia não tem, o Editor de Lição. Na barra lateral esquerda do Rapid Typing tem três botões, clicando no terceiro botão temos o nosso Editor de Lição.

adicionando curso

Se clicarmos no sinal de + (mais), podemos adicionar uma nova lição, bastando digitar o nome do curso e selecionando um nível: se é para iniciante, intermediário ou avançado.

escolhendo nível

Após adicionar a nossa lição vai aparecer tudo em branco, aperte Ctrl + N, vai aparecer uma janela, coloque o nome da lição que você pretende fazer.

lição

Na caixa que temos em branco podemos digitar um texto qualquer ou um exercício. Podemos também colocar textos de sites ou de documentos que você tem salvos no seu computador.

pagina em branco

Depois que você criou a sua lição, simplesmente aperte a tecla Ctrl+S do seu teclado para salvar a sua lição ou clique no botão de salvar.

Agora é só apertar a tecla F2 do seu teclado ou simplesmente clicar sobre o boneco para mostrar a lição que você acabou de criar. Bem pessoal, esse foi mais um tutorial, espero que tenha gostado e até o próximo tutorial.

Veja esse tutorial completo também em vídeo:

 

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.