Dicas Linux

Como navegar entre os diretórios do Linux usando o terminal

Aprender a navegar entre os diretórios do Linux ainda é muito importante para usuários do Linux nos dias atuais. Apesar de que as interfaces para Linux estejam cada vez mais fáceis de serem utilizadas, para que o usuário possa ter acesso total ao sistema é preciso que ele saiba pelo menos alguns comandos básicos do Shell Linux. Portanto, a primeira coisa que um usuário de Linux iniciante deve aprender é justamente navegar entres os diretórios do Linux.
Isso porque além da agilidade e rapidez, é o uso do terminal que permite com que o usuário de Linux tenha acesso total ao sistema. Um usuário comum não necessariamente precisa aprender a dominar o terminal do Linux para usar o sistema operacional. Mas vai precisar utilizar o terminal algumas vezes para instalar programas, ou simplesmente para navegar entre diretórios do sistema com acesso root.

Abrindo o Terminal do Linux

O terminal do Linux é como se fosse o cmd do Windows, e é através desse programa que podemos navegar entre os diretórios do Linux, bem como é possível fazer qualquer coisa a partir desse terminal.

Podemos abrir o terminal do Linux apertando ao mesmo tempo as teclas Ctrl + Alt + T. Podemos pesquisar pelo nome Terminal, ou se você está usando o Linux Mint na versão Xfce, pode encontrar o ícone do Terminal na barra de menu.

Comandos básicos do Linux

Os comandos que serão mostrados a seguir serão usados para navegar entre os diretórios do Linux. Esses são apenas alguns comandos básicos. Porém, são os mais importantes para que possamos começar a fazer o uso do terminal do Linux.

ls

O comando ls é usado para listar os diretórios dentro do terminal do Linux. Ao abrir o terminal do Linux, se digitarmos o comando ls e apertarmos a tecla Enter do seu teclado, serão mostrados alguns diretórios principais que são subdiretórios de home. Para usar o comando ls é só digitar o comando mais o diretório que se queira acessar.

Exemplo: ls Documentos

cd

Esse comando é utilizado para mudar de um diretório para outro. Assim, se quisermos entrar no diretório Documentos é só digitar o comando cd + Documentos.

Exemplo: cd Documentos

pwd

O comando pwd serve para mostrar o caminho de determinado diretório. Assim, caso você esteja no diretório ~/Documentos e digitar o comando pwd, vai aparecer o seguinte caminho: /home/usuario/Documentos, onde usuário é o seu nome de usuário Linux.

mkdir

Esse comando serve para criar um novo diretório dentro do diretório atual. O comando a seguir cria um diretório chamado neyntutors:

Exemplo: mkdir neyntutors

rmdir

O comando rmdir serve para remover um diretório criado. Caso eu queira remover o diretório que eu criei anteriormente é só digitar o comendo rmdir + o nome do diretório;

Exemplo: rmdir neyntutors

Obs: Para apagar os subdiretórios ou arquivos é necessário digitar outro comando. O comando rm -R remove também os subdiretórios que estão dentro de um determinado diretório.

Exemplo: rm -R neyntutors

Como navegar entre os diretórios do Linux – Video

Veja o video a seguir que mostra como navegar usando o terminal Linux usando esses comandos:

Nesse tutorial você aprendeu como navegar entre os diretórios do Linux usando os principais comandos básicos do Shell Linux. A partir do momento em que você aprender a dominar os comandos básicos do Linux, será muito mais fácil se adaptar ao sistema operacional. Eu por exemplo, não troco mais o meu Linux Mint por qualquer outra versão do sistema operacional da Microsoft. Espero que tenha gostado desse tutorial, forte abraço e até mais…

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.