Dicas Linux

Como baixar videos com o youtube-dl

Você está precisando baixar videos da internet para o seu computador? Nesse tutorial eu mostrarei como baixar videos de forma simples e eficaz usando o youtube-dl.

Com o youtube-dl é possível baixar videos de diversos sites, alguns deles são: YouTube, Vimeo, Dailymotion, Soundcloud, Xvideos, Google Plus, break.com… Veja mais sobre o youtube-dl em: youtube-dl/

Instalando o youtube-dl

Com o youtube-dl instalado é possível baixar os videos por meio do terminal do Linux. Porém, também é possível usar uma interface gráfica. Nesse tutorial faremos o uso do programa pelo terminal, já que é muito simples de ser utilizado. O youtube-dl pode ser instalado no Ubuntu e derivados, vejamos como podemos instalar o programa:

Passo 1. Abra o terminal usando o Ctrl+Alt+T, ou procure pelo Dash do Ubuntu, ou menu do Linux Mint;

Passo 2. Agora adicionamos um repositório;

Passo 3. Atualize o Apt por meio do comando:

Passo 4. Agora é só instalar o programa usando o comando a seguir:

Como usar o youtube-dl

Com esse programa instalado é possível baixar videos entre diversas resoluções diferentes. Também é possível baixar uma Playlist inteira, além de ser possível baixar até as legendas dos videos também é possível usar diversas outras funções quando for baixar algum vídeo.

Nos passos a seguir usaremos apenas alguns comandos básicos para que possamos baixar um vídeo e poder escolher a resolução do vídeo:

Passso 1. Abra um terminal no Linux e digite o seguinte comando:

Exemplo:

Feito isso vai aparecer algo parecido com a imagem a seguir:

Como baixar videos pelo youtube-dl

Passo 2. Agora eu usarei o comando seguinte para baixar o video que escolhi na resolução 640×360:

Note que eu colei novamente a mesma URL e o número 18 está relacionado com a resolução 640x360;

É possível baixar videos usando apenas o comando youtube-dl mais a url do vídeo. Porém, eu usei dois comandos a mais: O comando -c evita que você perca o download do video caso a internet tenha uma queda. Assim, o video pode continuar baixando quando a internet voltar. O comando -F lista os formatos disponíveis para um video e suas respectivas resoluções e o comando -f serve para selecionar o formato escolhido para ser baixado. E esse foi mais um tutorial! Hoje você aprendeu como usar e instalar o youtube-dl no Linux. Espero que tenha gostado e qualquer dúvida, crítica, ou sugestão deixe o seu comentário abaixo. Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.