Dicas Linux

Como aprender Linux do iniciante ao avançado

O sistema operacional do pinguim é uma dos mais utilizados do mundo. O que antes era algo que parecia ser feito somente para experts é hoje muito utilizado por muitos usuários comuns. Atualmente existem distribuições do Linux como Ubuntu ou Linux Mint. Essas distros facilitaram muito a vida de quem estava procurando por um novo sistema operacional. Claro que ainda existem versões mais avançados do Linux. Porém, se você pretende um dia partir para o uso de versões mais avançados do Linux. Então, porque não aprender mais sobre esse sistema operacional? Hoje eu estarei falando sobre como aprender Linux do iniciante ao avançado por meio de um material que é disponibilizado gratuitamente na internet.

Eu estou falando sobre O Guia Foca GNU/Linux. Esse é um guia que traz explicações desde mais básicas sobre computadores e o sistema GNU/Linux até a administração e segurança do sistema. Esse guia é indispensável para usuários iniciantes ou aqueles mais curiosos que estão a procura de mais conhecimentos sobre o GNU/Linux. Trata-se de uma página que disponibiliza documentos que podem servir como referência para que um usuário possa aprender ou fazer uma consulta caso necessário.

Acessando o Guia Foca GNU/Linux

É muito fácil acessar o Guia Foca GNU/Linux. Acessando a página inicial do site e clicando no menu Guia Online, você terá acesso aos documentos para ler no próprio navegador sem que seja preciso baixar os arquivos.

No menu Download é possível escolher dentre as categorias. Digamos que eu clique na categoria iniciante, assim eu poderia baixar o documento em um dos seguintes formatos: HTML, Texto, PDF, ePub e PDB. Os formatos que eu recomendo que se baixe são os formatos PDF ou ePub.

PDF – Um documento no formato PDF pode ser aberto tanto pelo computador, ou pelo celular. Mas para que seja possível abrir o arquivo é preciso que se tenha um leitor de PDF instalado na máquina.

ePub – Já o formato ePub é mais recomendado para quem gosta de ler em celulares com o sistema Android. Mas nesse caso também é preciso que se tenha um leitor de ePub instalado no aparelho.

Cada arquivo disponibilizado no site está disponível em três formatos compactados. Nesse caso eu recomendo que se escolha o formato zip para fazer o download do arquivo. Isso porque esse arquivo é muito mais fácil de ser extraído.

Os materiais disponibilizados no sites são constantemente atualizados. Assim, de tempos em tempos você pode acessar a página para baixar o documento numa versão mais atualizada. Eu tenho certeza que esse guia pode ser um pontapé inicial para o sucesso da qualquer pessoa que deseja aprender mais a fundo sobre o sistema GNU/Linux. E essa foi a dica de hoje, espero que tenha gostado. Forte abraço e até mais!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.