Curso de digitação rápida

5 dicas para aprimorar sua técnica de digitação

Qualquer pessoa nos dias de hoje pode aprender a digitar corretamente sem se preocupar em estar olhando para as teclas do teclado. Além dos diversos jogos existentes na internet, existem também sites específicos que ensinam como digitar corretamente. Mas de nada adianta usar esses jogos ou sites se você não usa os dedos corretamente para praticar a datilografia. Confira a seguir: 5 dicas para aprimorar sua técnica de digitação.

1. Use os dedos corretamente

Se você digita rápido mais ainda assim não consegue digitar sem olhar para o teclado, saiba que é praticamente impossível aprender a digitar sem olhar para o teclado sem usar os dedos corretamente. A posição correta das mãos sobre o teclado facilita muito. Pois, teclas corretas já estão bem próximas dos dedos corretos. Observe que na maioria dos teclados de computador as letras F e J tem um relevo, tipo uma bolinha, essa bolinha indica exatamente a posição das mãos sobre o teclado do computador. Veja o nosso Curso de Digitação Rápida, e saiba mais…

2. Mude o seu hábito de digitar

Se você não mudar o seu hábito pode não aprender a digitar rapidamente. Em 2011, mais ou menos, eu sempre tirava um tempo para praticar datilografia e quando eu ia acessar o velho Orkut eu voltava a digitar do jeito tradicional. Logo quando percebi isso, a datilografia começou a fazer parte do meu cotidiano. Quando eu ia acessar o meu Orkut eu tentava digitar corretamente como estava aprendendo no curso, e assim eu fazia para todos os tipos de trabalhos realizados no computador. Portanto, mudar de hábito é essencial caso você queira aprender datilografia.

3. Memorize o teclado

Quando uma pessoa aprende a digitar corretamente, essa pessoa sabe exatamente onde as teclas do teclado estão localizadas. Isso porque ela aprendeu de forma inconsciente onde cada tecla do teclado está localizada.

5 dicas para aprimorar sua técnica de digitação

Se você é iniciante na datilografia e está praticando corretamente, existe uma técnica simples que pode acelerar e muito o seu processo de aprendizado. Trate-se de memorizar as teclas do teclado, mas isso não significa que você vai ter que decorar tudo como se fosse estudar para uma prova.

É simples! A única coisa que você deve fazer a falar mentalmente quando apertar uma determinada tecla. Muitas pessoas já fazem isso inconscientemente, mas que tal fazer isso de forma consciente?

Exemplo: Digamos que eu aperte a letra A do teclado, então toda vez que eu apertar a letra A eu falo para mim mesmo mentalmente a letra A.

Assim

Se eu aperto a letra A, falo mentalmente para mim mesmo a letra A

Se eu aperto a letra F, falo para mentalmente mim mesmo a letra F. E assim sucessivamente.

4. Tente não olhar para o teclado

Quando uma pessoa aprende a digitar corretamente e razoavelmente rápido, muitas vezes essa pessoa não consegue digitar sem olhar para o teclado. Isso geralmente acontece porque a pessoa ainda não se sente segura e fica toda hora olhando para o teclado. Uma vez que essa pessoa tenta digitar sem olhar acaba errando várias vezes sem sucesso.

Para aprender a digitar sem olhar para o teclado não tem segredo. Basta tentar não olhar para o teclado e começar a digitar. Para facilitar o seu aprendizado, você pode praticar usando o bloco de notas, por exemplo, você abre o bloco de notas e começa a digitar palavras da seguinte forma:

Praticando usando a palavra CASA.

Você digita usando os dedos corretamente a palavra CASA olhando para o teclado. Depois você tenta novamente digitar essa mesma palavra sem olhar para o teclado. É necessário repetir esse procedimento algumas vezes até você ter certeza que já consegue digitar a palavra CASA sem olhar para o teclado.

Faça o mesmo procedimento usando outras palavras mais difíceis, depois use pequenas frases para praticar e finalmente vá para os textos.

5. Nunca desanime e divirta-se

Realmente é chato no começo, as mãos e os dedos doem e muita gente acaba desistindo de aprender. Não é certo pensar que tudo na vida exige um pouco de dificuldade, mas geralmente muitas coisas necessitam de um pouco de esforço para se conseguir. Se você consegue algo de forma muito fácil, esse algo nunca vai ser valorizado porque nem você mesmo vai dar valor.

Para tornar o seu aprendizado mais rápido pesquise por jogos de datilografia para brincar de vez enquanto ou use sites como o www.sense-lang.org para aprender, ou aprimorar o seu aprendizado. Espero que tenha gostado das dicas e até o próximo tutorial.

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.