Celular Dicas

3 passos para deixar seu celular mais rápido

Todo mundo já deve ter passado por isso: Aquele celular Android que era tão rápido e dificilmente travava já não é mais o mesmo. Parece que quanto mais tempo passa mais o aparelho fica desgastado. É normal que um celular Android apresente um desempenho inferior com o passar do tempo, mas nem tudo está perdido. Hoje mostrarei 3 passos que podem deixar seu celular mais rápido e funcionando como novo.

As dicas a seguir, se aplicadas corretamente, podem melhorar e muito o desempenho de um aparelho Android, pois foram aplicadas em um Galaxy S Duos II e podem ser aplicadas em qualquer outro celular Android.

Passo 1. Remova aplicativos inúteis

Geralmente quando compramos um celular é muito comum encontrarmos aplicativos desnecessários que talvez nunca iremos utilizá-los. O se pode fazer é remover esses aplicativos de fábrica, já que muitas vezes esses aplicativos ocupam tanto espaço quanto a memória RAM do seu aparelho e isso pode afetar negativamente o desempenho do seu celular.

Para que seja possível remover aplicativos instalados por padrão de fábrica algumas vezes é necessário que se faça ROOT no aparelho. Assim, seria possível usar um aplicativo que fosse capaz de remover aplicativos de fábrica. No entanto, caso você não queira fazer ROOT, é recomendado que pelo menos desative esses aplicativos desnecessários do seu celular. Para isso, vá em Configurações > Aplicativos e na aba Baixado ou Instalados, você encontrará a lista de todos os aplicativos instalados que estão ocupando espaço no seu aparelho. Selecione o que você deseja desativar, desative ou remova-o se for possível.

Passo 2. Libere memória RAM

A falta de memória RAM é um dos principais motivos pelo mal desempenho de um aparelho. Quanto mais aplicativos estiverem rodando em um celular, menos velocidade e desempenho esse aparelho terá. Mas isso não significa que você terá que remover todos os aplicativos do seu aparelho para que esse possa ter melhor desempenho. Felizmente é possível parar os aplicativos que estão rodando e segundo plano, logo, a memória RAM ocupada por esses aplicativos iria ser liberada.

É possível parar os aplicativos que estão rodando em segundo plano manualmente. Para isso, vá em Configurações > Aplicativos, depois vá para a aba em que os aplicativos estão sendo executados. Para encerrar algum aplicativo, pressione sobre aquele que você deseja e aperte Parar.

O problema do método manual é que você deve parar os aplicativos um de cada vez. Além de ser chato, seria melhor que existisse um método mais fácil não é? Sim! O aplicativo que uso atualmente para matar processos em segundo plano é o Greenify. Esse app além de ser leve, é gratuito e cumpre muito bem o seu papel. Para que o Greenify funcione corretamente é preciso que depois de instalado, seja configurado corretamente.

Passo 3. Libere espaço e mate processos

Celulares com pouco armazenamento interno é um problema muito comum que ocorre principalmente com aparelhos mais antigos. Com um tempo os aplicativos vão sofrendo atualizações, consequentemente vão ficando cada vez mais pesados e acabam que ocupando cada vez mais espaço na memória do seu aparelho. Conforme você vai utilizando determinado aplicativo, eles vão acumulando dados no seu aparelho. Isso além se ocupar espaço também pode deixar o seu celular mais lento.

Caso você queira fazer algo para deixar o seu celular mais rápido, também é possível fazer uma limpeza no seu aparelho. Desinstalar aplicativos inúteis, apagar fotos ou músicas que você não gosta pode até liberar mais memória no seu aparelho. Mas, só isso ainda não é suficiente para fazer com que seu aparelho tenha um melhor desempenho. É preciso excluir os arquivos inúteis que os aplicativos deixam armazenados.

É possível apagar os dados dos aplicativos e também fazer uma limpeza no cache manualmente. A boa notícia é que existe uma forma mais simples de resolver esse problema. A solução para esse caso seria instalar aplicativos que servem para fazer limpeza. Esses aplicativos geralmente são muito leves e podem melhorar bastante o desempenho do seu aparelho, pois, além se fazer a limpeza, muitos também podem matar processos em segundo plano. O aplicativo que recomendo para essa tarefa é o Power Clean. Já fiz testes com diversos outros aplicativos, mas, o Power Clean foi o que se saiu melhor em meus testes. Na Google Play existem diversos outros apps dessa categoria que são tão bons, ou até melhores do que o Power Clean. A escolha do app ideal muitas vezes também pode ser até questão de gosto pessoal.

Conclusão

Nesse tutorial você viu 3 passos que podem deixar seu celular mais rápido. A dica vale para qualquer celular com Android e principalmente para celulares mais antigos ou lentos. Os passos citados anteriormente foram suficientes para deixar um Galaxy S duos II rápido como novo, apesar dos vários aplicativos instalados em tal aparelho.

É isso ai, espero que tenha gostado desse tutorial e qualquer dúvida, crítica ou sugestão deixe seu comentário abaixo. Forte abraço!

Aldney Emidio

Sobre o autor | Website

Blogueiro, YouTuber, usuário de Linux, apaixonado por SEO, Marketing e Tecnologia.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.